quarta-feira, 2 de maio de 2012

Banana da Terra Recheada com Carne Moída

Banana da Terra Recheada Feita Aqui em Casa 

A BANANA DA TERRA


Nenhuma fruta se compara à importância da banana na Culinária Caiçara. Disponível, simples, versátil e deliciosa, a Banana da Terra é uma das variedades mais utilizadas no preparo de seus pratos e acompanhamentos.



A banana da terra é uma das 100 variedades de banana cultiváveis que existem no mundo. Atinge até 30 centímetros de comprimento e 500 gramas. É achatada e, quando madura, tem a casca amarelo-escura com manchas pretas. A polpa de textura compacta, porém macia, é mais rica em amido do que em açúcar.

Como também ocorre nas bananas comuns, a maturação transforma o amido em açúcares mais simples como a glicose e a sacarose mas na banana da terra tal fato não ocorre na mesma proporção, por isso ela é só ligeiramente doce. Quando verde, pode ser cozida em pratos feitos com peixe ou carne. Fatiada fino, é ótima para fritar. Madura, pode ser usada como vegetal ou ingrediente de sobremesas.


Como Se Escolhe

As bananas da terra têm a casca mais resistente do que as outras, por isso dura vários dias. Se precisar comprar bananas bem maduras, escolha as totalmente amarelas, com riscos pretos grossos. Mas devem estar bem firmes, sem rachaduras nem partes moles, e presas firmemente à base da penca.


Evite as bananas que estiverem magras e inteiramente verdes, pois dificilmente amadurecerão. Em casa, guarde-as em local bem arejado, fresco e seco. Pode-se apressar a maturação embrulhando-as em jornal. 

RECEITA

Trabalhosa de leve | De 5 a 10 porções, depende da fome dos viventes | Uns 30 min com prática.

INGREDIENTES 

5 bananas da terra grandes, grossas e maduras
2 xícaras de carne moída refogada para rechear
2 ovos batidos
2 xícaras de farinha de rosca
Sal a gosto
Óleo para fritar

  • Dica: Você pode substituir a carne moída por carne seca desfiada e refogada. Fica bom demais. Você pode também preparar uma versão doce recheando a banana da terra com chocolate, doce de leite, etc. Aventure-se!

Você Vai Precisar

Panela
Tábua
Faca
Colher de café
Duas vasilhas ou travessa fundas
Frigideira funda
Pegador ou escumadeira
Escorredor coberto com papel absorvente

PREPARO

Lave bem as bananas e, mantendo as cascas, corte-as ao meio.

  • Nota: É legal manter a casca da banana neste início para poder trabalhar melhor na retirada da polpa e na colocação do recheio que vem a seguir.

Com o auxílio de uma colher de café e algum cuidado retire um pouco do centro da polpa onde estão as sementes, abrindo um buraco no qual você colocará o recheio de carne moída. Reserve a polpa que foi retirada, pois será usada adiante.



Retire a casca das bananas, isso é importante lembrar... hehehe e recheie as bananas com a carne moída deixando a entrada do buraco livre (menos de 1 cm), pois é neste espaço que você irá colocar um pouco da polpa reservada para fechar a entrada. Sacou? Isso vai evitar, ou pelo menos dificultar, que na hora de empanar e fritar a banana o recheio saia.



Vamos para o basicão do empanar... Em uma vasilha ou travessa funda bata os ovos e tempere-os com um pouco de sal. Em outra vasilha ou travessa funda coloque a farinha de rosca. Tudo preparado? Então vamos lá!

  • Dica: Se você quiser dar um toque especial rale um pouco de noz moscada e misture com a farinha. Se você misturar com os ovos batidos pode ser que a noz moscada ralada resolva ficar boiando e não dê muito certo.



Agora é a hora daquela farinhada espalhar pela pia, pelo chão e você empanar tanto as bananas, como seus dedos... hehehehe. Passe as bananas pelos ovos batidos e depois pela farinha de rosca tomando cuidado para o recheio não cair.

  • Dica: Na hora de empanar eu uso uma das mãos para passar o que for ser empanado nos ovos batidos e a outra mão para passar pela farinha. Ajuda e organiza o processo e evita que você empane o dedo também e tenha que ficar parando para lavar a mão já crosquenta.

Frite as bananas empanadas, virando-as de vez em quando até que fiquem douradas. Escorra-as em papel absorvente.








Você pode servi-las com aquele seu arroz com feijão, uma salada legal, uma boa farofa feita com farinha artesanal ou uma deliciosa Paçoca de Carne Seca.

Nada melhor que a comida para ir fundo na alma de um povo!

Divirta-se! Delicie-se! 

9 comentários:

  1. Essa receita é demais mesmo, sucesso absoluto nos Carnavais em Casa!!! Adoooro! Outro dia fiz a mesma base aqui só que em forma de lasanha...Ficou divina também!! Parabéns Dadau, seu blog é uma delicia de ver...ler e tem até cheiro!!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Aiiii q deliciaaa... no carnaval sempre tinha dessa... saudadesss! vou pegar a receita pra fazer... - via Facebook

    ResponderExcluir
  3. Curti a categoria "Trabalhosa de leve".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ‎Rodrigo hehehhehehe... Se for só trabalhosa pode desanimar... o certo seria "Trabalhosa... de leve"

      Excluir
  4. Dadau, amigo querido, que bom reencontrar pessoas que aprendemos a respeitar, amar e lhes desejar o melhor, sempre... Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Dadau, qdo. v. diz "cortar ao meio" e eu vejo um "caninho" perfeito, o corte é horizontal ou vertical? Adorei!! Vou fazer c/ carne seca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tania obrigado! Que Deus a abençoe também! É muito bom sabê-la bem!.... O corte é horizontal. A banana deve ficar como a que está já furada na foto do blog. Com carne seca fica demais...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...