quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Aquela Caranguejada Que Nos Une

Crédito da Foto: Papjerimum

A Caranguejada é mais que um delicioso prato caiçara, prepará-la e degustá-la é como um ritual capaz de causar um “ajuntório”, unir as pessoas. Dificilmente se come uma caranguejada sozinho, ela parece ter sido criada para ser compartilhada, reunindo, conectando e divertindo os que se “abancaram” em volta daquele panelão fumegante.


Já o danado do caranguejo há muito tempo deixou de ser apenas um crustáceo que vive no mangue e nos serve como alimento, para tornar-se protagonista de várias expressões da antropologia e da cultura litorâneas, além de ser a base da economia de muitas comunidades do nosso extenso litoral.

Cheio de simbologia, o caranguejo é signo, é nebulosa estrelar, é bloco carnavalesco, é filosofia, é educação ambiental, é música, é movimento cultural, é ponto de crochê, é tema de um monte de coisas, é nome de ilhas, praias, comunidades, institutos, bares, restaurantes e afins, e até já foi “visagem”, com as devidas velas acessas no casco, lá na Praça da Basílica em Iguape.




Em outros países e culturas o caranguejo é considerado uma figura mítica ligada a gestação, ao aparecimento do homem na terra, a presença do sol, ao movimento da terra, as primeiras águas do mundo, a sonhos, a imaginação, a força de vontade, a sensibilidade, entre outras expressões humanas e da natureza.

Ao preparar e sentar para comer uma Caranguejada devemos quase que reverencia-la. Abrir aquela cerveja bem gelada para molhar o “gorgomilho” e compartilhá-la com a “falilhagem” e com as pessoas que gostamos, em meio a um bate papo descontraído, gostosas histórias e boas risadas.... Isso já é um bom começo!

RECEITA

Fácil | 1 ½ hora | 3 a 6 porções. Depende da habilidade e da fome dos viventes.

INGREDIENTES

12 caranguejos inteiros vivos e limpos... “De preferência aos interinhozinhos e pescados dejaoje”
5 colheres (sopa) de óleo ou azeite
3 cebolas picadas
4 dentes de alho picados
6 tomates maduros picados
1 maço cheiro verde
Alfavaca e coentro de folha larga a gosto
Sal a gosto
Aquela sua pimenta a gosto

Nota: Tem gente que gosta do caranguejo limpo sem a carapaça, eu gosto com a carapaça, pois além de guardar todo o sabor do caranguejo, na hora de comê-los dá para fazer um pirãozinho dentro dela com o molho, uma boa farinha e aquela pimenta. Fique à vontade a caranguejada é sua!

Dica 1: Compre os caranguejos inteiros e vivos. Dispense os caranguejos mortos. Se você preferir os caranguejos sem as carapaças, compre-os de um fornecedor confiável.

Dica 2: Se quiser acrescente cerveja, o quanto baste para cobrir os caranguejos substituindo parte da água que iria colocar.

Dica 3: Se você achar legal pode acrescentar um pimentão picado. Alguns gostam de colocar uma lata pequena de extrato de tomate, eu já gosto mais de colocar tomates bem maduros.

Você Vai Precisar

Uma panela grande com tampa
Um conjunto de tábuas e martelos para quebrar as pinças e patas.


PREPARO

Mate os caranguejos (se você preferir diga que vai abater os caranguejos, é politicamente correto e não assusta mulheres e crianças, mas no final dá no mesmo... hehehehe) e lave-os muito bem em água corrente com uma escova até tirar todas as impurezas e reserve.

Dica 1: Para "abater" os caranguejos, segure-os pelas costas, usando uma faca pequena de lâmina, levante uma parte que parece uma tampa na barriga do caranguejo (alguns retiram esta “tampa” e defendem que entra mais molho no caranguejo, e outros não a tiram e defendem que preserva mais o sabor do caranguejo. Você que sabe!) e introduza a faca no meio até alcançar o fim do casco. Outros abatem o caranguejo introduzindo a faca na boca do caranguejo, até alcançar o fim do casco. Seja como for, aguarde alguns minutos, até que esteja totalmente abatido.

Dica 2: Se você preferir o caranguejo sem os pelos, limpe-os usando uma faca de lâmina pequena para raspar os pelos.


Em uma panela grande aqueça o azeite/óleo, doure as cebolas e o alho. Aqui não invente moda ou economize espaço, a panela tem de ser grande mesmo.  Nela devem caber os caranguejos, todos os outros ingredientes e ainda sobrar um tanto.

Coloque em seguida os tomates e deixe refogar bastante, mexendo sempre.

Coloque o sal, a pimenta e um pouco de água.

Quando estiver fervendo bastante, coloque os caranguejos e o cheiro verde picado. Se for usar a cerveja essa é a hora de derramá-la na panela até que os caranguejos estejam totalmente cobertos, se não for usar a cerveja cubra-os com água.

Verifique o sal e mexa um pouco o caldo para misturar os temperos colocando a colher entre os caranguejos e deixe cozinhar com a panela meio tampada por uns 35 minutos.

Para conferir o cozimento do caranguejo, retire uma patinha e prove, observando se a carne solta com facilidade. Estando legal... Sirva-a!


Caranguejada aqui em casa....
Reúna sua família e/ou seus amigos e divirta-se!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...